sábado, 5 de janeiro de 2013

O ser humano e a perda do contato com as coisas da terra e da natureza



  Nos últimos anos o mundo progrediu violentamente em todos os sentidos, as coisas mudam tão rapidamente, que o que era há um minuto atrás, já não é mais nesse momento a mesma coisa. Um dos reflexos negativos disso é perda de contato do homem com as coisas da terra e da natureza. Devido às formas de grande escala de produção de alimentos, o homem se afasta do campo cada vez mais, as máquinas fazem o serviço dos homens e, por consequência, as crianças, os jovens também se afastam. Se não houver um processo diferente de se educar, isso pode se tornar um processo irreversível.
  A terra produz riquezas incríveis para qualquer homem que assim desejar. Aquele que vive no campo, ou mesmo tem ali seu pedaço de terra pode, através de seu esforço e dedicação, colher suas frutas, seus legumes e verduras, sem maiores investimentos, nada muito além de seu próprio esforço, mas a maior conquista é o prazer que isso proporciona. Aquele que já plantou um simples pé de alface, ou já cuidou de um pé de fruta desde o seus primeiros momentos, e pôde usufruir disso, sabe bem o que isso significa, sem contar também os pensamentos bons que essas aparentes pequenas coisas trazem à mente daquele que as praticam.
    É muito perigoso quando as coisas se tornam totalmente mecânicas, e é isso que está acontecendo: nós compramos todos os nossos legumes, verduras e frutas no supermercado, isso é muitas vezes divertido, mas esquecemos e muitos de nós nem sabemos que o maior prazer é justamente podermos semear, e nós mesmos cuidar do crescimento, do desenvolvimento, e depois da colheita do nosso próprio esforço.
    Os prédios, as grandes e pequenas construções, varrem todo o nosso espaço como um furacão, deitando concreto em todas as partes, a violenta expansão do centro urbano, construções sem fim de estabelecimentos para aluguéis e para comércio, construções e mais construções que deixam a impressão de que a qualquer hora seremos engolidos dentro de uma enorme betoneira.
    Pouquíssimas pessoas hoje têm a possibilidade de cultivar uma horta caseira, ter ali seus pés de couve, seus pezinhos de mandioca, 2 ou 3 pés de fruta, são coisas extremamente fáceis de se ter quando se tem um pequeno quintal, que exige pouco esforço, ao contrário do que muitos pensam, e proporciona horas e horas de pensamentos bons e uma dedicação sadia. Pode proporcionar assuntos longos com o vizinho sobre a melhor maneira de cultivar isso ou aquilo, a melhor maneira de cuidar de uma determinada verdura, trocas de experiências, trocas de mudas ou sementes, trocas de sentimentos bons.
    Plantar não é só uma terapia maravilhosa, mas é um prazer imenso, uma dádiva sensacional, um prêmio que Deus nos deu. Nó seres humanos nos encantamos com o que as pílulas podem nos proporcionar em matéria de cura, quando a grande solução para esses males todos que assombram a humanidade está a nosso alcance, ao alcance de todos, que é manter esse contato com a terra, esse contato com Deus, porque Deus se manifesta em tudo que foi criado por Ele. As coisas da terra são a cura para o corpo e para a alma.


7 comentários:

  1. Que texto lindo! Você tem razão. Amo a natureza, não tenho um grande espaço onde vivo mas cultivo algumas plantinhas em vasos, e esta semana comecei a cultivar uma mine horta com couve, cebolinha, salsinha, manjericão, orégano e hortelã.
    Vi umas fotos lindas no seu blog, que cidade é está?E onde você vive?:

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por sua iniciativa, e espero que sua horta fique um espetáculo. Isso é uma terapia excelente, além do que também é muito divertido e prazeroso. Uma salada de couve com cebolinha, que a gente mesmo planta tem outro sabor, e essas ervas no quintal deixam a comida mais saborosa, com certeza.
    Minha cidade é Ubá, no estado de Minas Gerais. Todas as fotos aqui são pessoais.
    Obrigado pela participação e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ter mais tempo para cuidar das plantas, mesmo sem saber bem como cuidar. Mas, vou insistindo mesmo assim. Tem razão, e muito bom colher as verduras que a gente mesmo cultivou!
    Então você também é mineiro!? Coisa boa! Eu sou da região metropolitana de Belo Horizonte.
    Somos vizinhos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que dedique 30 minutos por dia, num plantio caseiro já é suficiente se a área plantada não for muito grande. Muitas vezes aprende-se tentando mesmo, e até na internet encontra-se muito material ensinando os cultivos. Sobre alguns tipos de verdura e ervas, sei alguma coisa, se quiser, pode perguntar sobre alguma, se eu souber, eu posso ajudar. BH fica a umas 5 horas daqui em viagem de ônibus. Bom saber que somos do mesmo estado, somos vizinhos, rsrs.

      Excluir
  4. Rsrs, Minha PLANTAÇÃO nada mais é que um minúsculo canteiro, e se eu conseguir 1 hora por semana para cuidar além de regar todos os dias já me sentirei feliz! Obrigado, pedirei socorro se precisar. Respondi sua pergunta sobre as cores das minhas flores de seda, veja lá no blog. Abraço vizinho!

    ResponderExcluir
  5. Ok...Bom, na verdade, em minha casa também não tenho espaço atualmente, planto a maioria das coisinhas em garrafas pet ou vasilhas.O que importa é a qualidade e o amor que você dedica ao que faz, se dedica com honestidade e carinho, com certeza lhe trará satisfação e felicidade, independente se é um canteiro ou uma roça inteira. Obrigado pelos contatos.

    ResponderExcluir
  6. Amei o ''roça"!!!!!!!!Rsrs, disse tudo!

    ResponderExcluir